Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Eni Monteiro NonatoMestre
Oi, Danielle. Que sejam sempre bons frutos a serem colhidos.
Eni Monteiro NonatoMestreObrigada por sua contribuição, Daniela.
Eni Monteiro NonatoMestreOi, Priscila. Você apresenta reflexões importantes que apontam que a nossa prática profissional precisa ser coerente com o nosso existir no mundo. Desta forma, a sua prática pedagógica foi capaz de olhar para além da sala de aula para perceber que há enfrentamentos que exigem a participação da comunidade.
Eni Monteiro NonatoMestreOi, Solange. Quantas ideias. Espaços de troca de informações e experiências são fundamentais para o enriquecimento e fortalecimento de todo tipo de trabalho. Mas entre professores e professoras parece ser mais potente.
O grupo foi muito generoso e acredito que isso renderá muitos frutos para todos e todas.
Eni Monteiro NonatoMestreOi, Rosevania. Obrigada por sua contribuição. Que bom que pudemos trazer informações relevantes que possam inspirar sua prática pedagógica.
Eni Monteiro NonatoMestreQue bacana, Nathalia. Vocês destacou um ponto que é muito importante e por vezes ignorado. É preciso trabalhar conceitos positivos que inspirem ações mais consistentes alinhadas à cidadania ambiental ativa.
Eni Monteiro NonatoMestreOlá, Rosângela. Obrigada por sua contribuição.
Eni Monteiro NonatoMestreOi, Ana. Desde a primeira formação em 2019 ficamos impressionados com o fato de docentes da Educação Infantil se interessarem tanto por participar. Esse seu depoimento explica muito bem.
Muito obrigada por participar.
Abraço.
Eni Monteiro NonatoMestreOlá, Paula. Obrigada por sua contribuição. Isso enriquece a formação.
Abraço.
Eni Monteiro NonatoMestreOi, Soraia. Obrigada por sua contribuição. Pelo seu relato, acredito que vocês estão já num caminho interessante permitindo que as crianças participem. Aproveite as ideias que foram trocadas nos encontros síncronos e vistas no conteúdo da plataforma.
Abraço.
Eni Monteiro NonatoMestreBom dia, Marcus. Obrigada por suas observações. Levarei para a equipe esta questão do formulário final.
Eni Monteiro NonatoMestreOlá, Thomas. Você aborda muitas questões que são compartilhadas por muitas comunidades escolares por todo o Brasil. Sair do automático e perceber que existem muitas oportunidades ao longo do ano para que o tema seja trazido de forma reflexiva e transformadora para todas as faixas etárias.
Há muitas formações incríveis sobre os mais variados temas, mas como nos apropriamos realmente de cada uma delas, de modo a transformar a nossa prática educativa?
Como nos tornarmos protagonistas? Como fazer com que esta formação que trabalha a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos dê efetivamente frutos nos vários espaços escolares em que trabalhamos?
Convido esta turma a ler a sua reflexão e compartilhar ideias e incômodos como a Bianca fez.
Abraço.
Eni Monteiro NonatoMestreOi, Rosana. É uma trabalho árduo, realmente de formiguinha.
Eni Monteiro NonatoMestreOi, Daniela. Se cada um trouxer seu copo já resolveria, né. Mas se for difícil, quem adotar marcar o nome no copo, para que possa ser usado pela pessoa várias vezes no mesmo dia.
Abraço.
Eni Monteiro NonatoMestreOi, Vitor.
Faço aqui uma observação, porque acho um encargo muito grande para as crianças “construir a nova sociedade consciente de sua responsabilidade com o meio ambiente, uma sociedade menos consumista e mais generosa”.
Essa construção precisa acontecer já neste momento em que estamos vivendo e por todos nós.
Concordo com você que este tema precisa urgentemente deixar ser um mero assunto, algo a ser trabalhado apenas em datas soltas no calendário. Voltando à nossa primeira aula, precisamos constatar os desafios e propor em intervenções efetivas. Um momento no qual mesmo as crianças da educação infantil já podem ser envolvidas.
Que privilégio poder trabalhar com a educação infantil.
Abraço.
-
AutorPosts