Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Eni Monteiro Nonato
MestreOi, Amanda. Ficamos sempre muito felizes quando professores e professoras dos diferentes níveis de ensino apontam que o material é plenamente adaptável. E isso mostra que tudo o que conversamos, que trocamos, fez sentido.
Sobre a questão dos R’s, fizemos uma escolha pelos 6 que destacamos. Mas se você considerar importante trabalhar os demais, faça isso. Adapte as atividades para contemplá-los.
Eni Monteiro Nonato
MestreQue bacana, Alessandro. Conversar sobre isso no grupo nos ajuda a olhar com mais atenção e revisar nossas ações de pré e pós consumo, tornando-as mais conscientes.
Abraço.
Eni Monteiro Nonato
MestreOlá, Isabel. Obrigada por sua contribuição.
Eni Monteiro Nonato
MestreOlá, Luana. Obrigada por sua contribuição.
Eni Monteiro Nonato
MestreObrigada por sua contribuição, Wilson.
Eni Monteiro Nonato
MestreOi. O desafio que foi nos traz não é simples de se resolver. Olhar para o problema e refletir sobre o quanto ele nos impacta negativamente é um exercício árduo. No caso que você aponta, talvez seja necessário entender porque a comunidade age desta forma, mas oferecendo oportunidade de escuta. Talvez pensar em dinâmicas que possam ajudar os moradores a descobrir que eles merecem um lugar mais limpo e saudável.
Gostaria de ouvir a opinião da turma.
Eni Monteiro Nonato
MestreQue bom, Stephanini. Ficamos muito felizes em saber que a formação vai inspirar de forma potente o trabalho em sala de aula.
Eni Monteiro Nonato
MestreOi, Paula.
Você trouxe muitos questionamentos importantes.
Romper com o tratamento do tema apenas em datas específicas ao longo do ano é um grande desafio. Vejo ainda que nestas datas nem sempre as ideias trabalhadas têm lastro na construção de uma cidadania ativa, que possa ajudar os alunos e as alunas a se responsabilizarem pelo planeta. Como você destacou, “para que não caíamos em atividades isoladas ou de ensino de práticas sem reflexão e distantes do contexto das nossas crianças”.
Visite o site do PEA Campo Limpo e navegue nas várias edições e materiais ali disponibilizados. Acredito que você possa encontrar boas inspirações para construir o seu projeto junto às crianças da sua turma.
Conhecer a realidade na qual trabalhamos é fundamental para que tenhamos condições de encontrar as melhores práticas.
Muito obrigada por sua contribuição e gostaria de convidar a turma a trocar ideias a partir do que você colocou.
Eni Monteiro Nonato
MestreOi, Drielli. Bacana saber que o grupo pode contribuiu com suas reflexões, já promovendo ações para a mudança de comportamento.
Penso que será muito bom o seu trabalho com as crianças sobre a questão do consumo, já que elas podem realmente se tornar multiplicadoras, inspirando suas famílias a adotarem modelos mais sustentáveis de consumo.
Muito bom!
Eni Monteiro Nonato
MestreObrigada por sua contribuição, Laís.
Eni Monteiro Nonato
MestreBom dia, Legiane. Muito bacana a sua reflexão. A coerência entre o que falamos e o que fazemos precisa estar sempre no nosso radar.
Eni Monteiro Nonato
MestreTranquilo, Sueli. Abraço.
Eni Monteiro Nonato
MestreBom dia, Jocelia. E no processo de criação dos projetos, é fundamental que repensemos a nossa própria relação de cuidado com os territórios que habitamos, ou seja, com o planeta.
Importante mantermos viva esta sua reflexão.
Eni Monteiro Nonato
MestreOi, Cintia. Isso mesmo. Cada uma precisa encaminhar o seu.
Mas a publicação aqui no reflexório é pessoal. Cada uma de vocês tem um olhar diferente sobre o tema e todo o material. Então precisamos de suas reflexões individuais.
Abraço.
Eni Monteiro Nonato
MestreOi, Juliana. Repensar os nosso próprios hábitos é um começo importante para a mudança.
Quando pensamos neste reflexõrio, queríamos este lugar de trocas, em que boas práticas pudessem ser conhecidas por mais educadores e educadoras.
Falar de experiências felizes, que superaram barreiras físicas, culturais etc. na gestão dos resíduos, pode realmente trazer uma luz para o território no qual atuamos.
Obrigada por nos trazer esta reflexão.
-
AutorPosts